E nessas surfadas de internet eu infelizmente vejo coisas que me dão uma certa vontade de vomitar, de socar a cara, de matar. Principalmente, no Tumblr. Eu adoro o Tumblr, costumo usá-lo sempre e etc, mas tem coisas que eu vejo lá que crescem a minha vontade de ir lá no botão "Preferences" e apertar o "Delete your account".
Acho que pior que os mimimis de gente romântica metida a hipster, são os blogs fandom. Esses daí não tem pra ninguém!
Mas o que é "fandom"? Fandom, meu querido leitor, é um espaço (blog, comunidade no Orkut -rs- ou fórum) onde se reúnem pessoas com a mesma admiração por um personagem de filme, por uma banda, por um anime ou mangá, por um ator e etc. Eu acredito que a intenção inicial era apenas encontrar pessoas com os mesmos interesses, bater um papo, fazer novos amigos. Coisa inocente, sabe... Mas de uns anos pra cá, depois que surgiram Tumblr e Livejournal a coisa desandou de uma forma escrota. Escrota pra caralho, pra dizer o mínimo.
Os fandoms de Tumblr e Livejournal na verdade são um bando de fangirls de 12 anos que já se acham em idade suficiente para falar de sexo. Sim, sexo. Elas não ligam para o trabalho do artista em questão.Elas gostam mesmo é de retratar como gostariam de serem comidas por eles.
Acho que os piores fandoms que existem são aqueles fandoms de K-Pop na qual elas só sabem falar de SHINee e Super Junior (porque parece que só existem esses dois grupos para elas), e os fandoms de Twilight, onde elas só sabem falar o quanto o Edward Cullen é lindo de morrer e que é o melhor vampiro já criado na história do universo. Porque um vampiro que brilha na luz é algo que elas acham "muito perfeito, oun! *--------*".
E ultimamente ando me deparando com um grupinho que eu achava que nem existia: as fangirls de bandas antigas. Sim, bandas antigas! Aquelas do tempo da sua vó, do refrigerante Crush e das meias Vivarina! Eu achava que isso não era possível, existir garotas que "admirassem" bandas mais antigas... Até conhecer o Tumblr e o Livejournal! (não, o Livejournal eu nem conheço tanto, até porque eu nem me atrevo a criar uma conta por lá)
Não se trata de uma simples admiração... É um amor doentio mesmo, daqueles de te dar um certo receio em comentar uma imagem que elas postam, porque com certeza elas não vão gostar. Aliás, elas tem essa coisa ridícula de não admitirem que você goste das mesmas bandas que elas, olhem só. Ou melhor, do mesmo integrante da banda que elas amam de paixão. Isso vale pros fandoms de K-Pop e J-Rock também. Aliás, vale para QUALQUER FANDOM DE QUALQUER BANDA QUE EXISTA NO MUNDO. O Tumblr está infestado dessas garotas. Não me dá mais vontade de reblogar nada das bandas que eu gosto, porque as imagens sempre tem aquela alteração no photoshop ou uma frase do tipo "FUCKING GORGEOUS GUY" ou "SEX SEX SEX SEX SEX SEX". Eu aposto que essas meninas sofrem um bullying desgraçado na escola, nunca beijaram na boca e não possuem auto-estima nenhuma. E a pior coisa que elas fazem é escancarar esse platonismo doentio em todos os blogs do mundo, em todos os fóruns do mundo e em todas as fotos reblogadas de todos os Tumblrs do mundo. Honestamente? Acho isso extremamente desnecessário. Porque ao invés de criarem novos vínculos, elas afastam ainda mais a galera realmente inteligente e que tá interessada em fazer amizades. Fica feio para elas. Daí acabam assim, com fama de taradas sem cérebro.
O conceito de "ser fã" hoje em dia mudou. Mudou para pior, claro. Ah, se os artistas que elas tanto amam tivessem a oportunidade de verem as coisas que elas escrevem por aí... Provavelmente eles ficariam bem chocados. Imaginem se eles lessem as fanfics que os fãs criam?! Olha, eu acho uma delícia brincar com a imaginação e etc, mas acho mais apropriado que guarde para si próprio. A utopia que gira em torno das fanfics atuais é algo que está além da minha compreensão. Eu já escrevi fanfics sim, eu assumo. Mas eram fanfics inocentes (?), com personagens criados por mim e um ou outro tirado de algum anime que eu assisti, sempre respeitando a personalidade do personagem em questão. E se eu fiz alguma fanfic mais safada foi para alguma amiga que pediu, ou junto de uma amiga mais pervertida do que eu. Mas na minha época as fanfics tinham um sentido muito maior, era muito mais gostoso de ler (ah, bons tempos de Leona e Vane Nascimento...). Hoje não, tá tudo muito bagunçado, tudo exageradamente utópico, tudo muito... Fangirl!
Eu odeio qualquer tipo de exagero. Não é mais fácil ser moderado? Essa galerinha é muito oito ou oitenta, gostam dos extremos... Tá na hora dessa galera crescer um pouco mais. Aposto que os artistas não suportam esse tipo de fã exagerado. Imagine se os fas descobrissem que nem os artistas que eles tanto amam não suportam eles? Ui, seria o fim do mundo, o cataclismo, o apocalipse!
Esse exagero todo não é nada saudável. E parece que não passa nunca! Conheço gente que já foi assim, viu que não valia a pena deixar de curtir o mundo real para se enfiar numa fantasia e resolveu se conscientizar. Umas sessõezinhas no psicólogo e záz! Acham tudo isso um exagero porque passaram por isso. Eu sou uma delas.
Sim, eu já fui otaku, lá com meus 13, 14 anos de idade (e aposto que você também foi, nem que seja um pouquinho, e nem que você tenha vergonha de assumir!). Sim, eu já tive um amor platônico. Sim caralho, eu já vivi de sonhos. Hoje eu continuo gostando de animes e mangá, mas não com o exagero de antes. Com o tempo eu vi que tudo isso é apenas curtição, não me levaria a nada mais concreto, não mudaria em porra nenhuma a minha vida. E por quê eu descasquei tudo o que eu já vivi? Acabei de responder, porque justamente eu VIVI isso. Hoje eu dou risada dessa partezinha do meu passado, falo com deboche dos meus tempos de otaku. Quando você passa por coisas assim você fala com propriedade e com gosto. Não é mais aquele tal de "sujo falando do mal lavado". Você finalmente cresce. Foi isso que aconteceu, eu cresci... (...agora sou mulher... Tenho que encarar com muita fé... Seria o bast... ♪ *apanha* )
E sinceramente eu espero que esse povo cresça. Curtam seus ídolos, mas sem fangirlismo, sério. Me dá nos nervos ver gente comprando briga por causa das "divergências de opiniões". Eles não aceitam o ponto de vista das outras pessoas e isso é muito maçante. Faltam ameaçar de morte até. E ninguém tem ideia do quanto isso pode fazer mal algum dia, mais cedo ou mais tarde. Essa idolatria do caralho irrita não só aos estranhos, mas ao povo próximo desse povo também. Eu fico imaginando o os amigos dessas garotas donas de blogs fandom, desses fanboys, dessas fangirls (uai, mas dona de blog fandom é fangirl, sua burra!). Infelizmente essa galerinha não percebe o incômodo do outro. Parece que fazem questão de esfregar na cara do amigo a banda ou a cantora que ele quer que o outro goste...
Ah! E uma outra coisa... PAREM DE ACHAR QUE SÃO SUPERIORES ÀS OUTRAS PESSOAS PORQUE CURTEM TAL BANDA OU TAL ANIME OU TAL ARTISTA! Caralho, você não é melhor do que ninguém, ninguém é melhor do que ninguém! Essa "superioridade" é uma arrogância sem limites, e de arrogância e prepotência o mundo já está insuportavelmente cheio.
Eu poderia citar vários nomes aqui... Poderia colar vários links de pessoas desse tipo, mas eu prefiro deixar que vocês descubram por si próprios. Provavelmente quem já me conhece ou me segue lá na @groupiedepre ou no meu Twitter pessoal vai sacar os vários fulanos de que estou falando na miúda. Dessa vez eu vou ficar bem quietinha aqui.
E se você de alguma forma se ofendeu com tudo isso aí... Meus pêsames se a carapuça lhe serviu. :)
Não era a minha intenção.
•••
(me inspirei nesse belo post para vomitar minha opinião sobre isso nesse meu blog lixo)
Adorei o post.
ResponderExcluirOh Dels, obrigada!
Excluir