terça-feira, 19 de junho de 2012

Tenho que ser bonita para arranjar um emprego?

Eu me perguntei isso até acessar o Google e encontrar essa matéria:

"Arrumar emprego é mais difícil para mulheres bonitas"

Logo gritei (quer dizer, não gritei, elevei o tom de voz) na frente do computador: NÃO, ESPERA, ISSO É MENTIRA CARA, É MENTIRA! Mas essa pesquisa parece ser bem verídica.

Segundo essa pesquisa maluca aí, a razão pelo qual a maioria das bonitonas não são contratadas está justamente no RH (dã!), por causa da galerinha que trabalha por lá, que está repleta de jovens bonitas, saudáveis, solteiras e coradas. E as candidatas quase "top models" são vistas como concorrentes, ou rivais mesmo. Parece que as meninas dos RHs do nosso Brasil varonil amaldiçoam as garotas bonitas... Principalmente aquelas que colocam a foto no currículo.

E eu aqui fiquei pensando: meu currículo tem foto (pensando seriamente em tirá-la), tem algumas informações revelantes (?) por lá e etc... Mas eu não sou nem um pouco bonita. Então por quê diabos eu não consigo arranjar um emprego?!

Infelizmente parece que no Brasil arrumar um trampo tá cada vez mais difícil, porque hoje em dia você precisa ter curso. CURSO DE TUDO. Até de "como pegar uma vassoura corretamente". Eu fico intensamente irritada, porque já fazem meses que estou a procura de um trampo pra sair da pindaíba e recomeçar minha vida e nunca acho uma oportunidade. Quer dizer, acho MUITAS, já fui em umas 47593648567357835683573564560587956814 e tralálá entrevistas, mas em nenhuma eu obtive um resultado positivo. Daí eu realmente fiquei me perguntando esse tempo todo se era por causa da minha aparência.

Mamãe acha que sim, que é por causa da minha falta de beleza (adoro minha mãe, porque ela é sempre realista). Ela acha que meu dente torto e minha depressão estampada em neon vermelho na testa assusta as entrevistadoras. Eu sempre dou meu jeitinho, escondo as minhas fragilidades, minha ansiedade e minhas olheiras com muita maquiagem, mas parece que não adianta. Parece que o RH sente a minha aura ruim da puta que pariu e logo me descartam. Ainda fazem a entrevista comigo "pra não ficar feio" né.

Outra coisa que minha mãe acha que andam fazendo é me queimando por aí. Ouvi dizer (não sei se é verdade) que as empresas, antes de pensarem em contratar um sujeito, vão atrás do "passado no mercado de trabalho" dele, investigam a causa da saída dos outros empregos, viram hackers e vasculham o Twitter e Facebook do camarada pra saber como ele é num ambiente informal e blá blá blá. Não sei se andam fazendo isso comigo. Acredito que não seja por causa das minhas redes sociais. Deve ter sido algum maldito (ou maldita)  nos empregos anteriores que andam falando muita abobrinha sobre mim, e que querem mesmo me ver na merda, porque olha...

Voltando à beleza (ou a falta dela) no mercado de trabalho, eu me lembro de uma redação que fiz num processo seletivo para uma loja de sapatos famosona a qual eu fiz uma entrevista, em que o tema era livre. Logo pensei: "bom, já que o tema é livre, e estou numa seleção, vou falar sobre algo que me incomoda profundamente". E fiz uma redação de mais de 15 linhas sobre "a ditadura da moda no mercado de trabalho". Sim, foi uma crítica direta ao pessoalzinho do RH. Lembro de ter dito algo como "a ditadura da moda infelizmente atingiu até o mercado de trabalho, já que as menos favorecidas esteticamente frequentemente tem os seus currículos e seu verdadeiro interesse em trabalhar descartados e trocados por currículos sem muitas experiências e com uma foto do álbum do Orkut anexada". Mais ou menos isso.

Por isso eu protesto nesse meu blog lixo sobre essa babaquice toda. Eu não sei se as empresas sabem, mas as pessoas precisam manter a auto-estima. E parecem que fazem questão de destruí-la com esse tipo de coisa. É sempre assim, vou numa entrevista e vejo umas trocentas meninas loiras esguias, morenas altas, cabelos intensamente lisos e sorrisos perfeitos.

Tanta gente aí precisando de um emprego e os RHs de São Paulo se preocupando se a empresa vai ficar bem na fita com "gostosas trabalhando". Ah, façam-me o favor.

Mas essa pesquisa é bem engraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário